quarta-feira, 15 de julho de 2015

Meu Pai


A vida inteira tive admiração por você!

Um político super ocupado, sempre viajando muito, mas que encontrava tempo para seus filhos. Aprendi coisas fundamentais da vida com você.

Você me ensinou a andar de bicicleta,  a minha era uma Hércules, na Praça Nossa Senhora da Paz, num tempo em que ainda podíamos fazer isso.

Você me incentivou a gostar de ler, comprando os gibis da época depois da missa de domingo na Igreja Nossa Senhora de Copacabana, na Praça Hilário de Gouveia. Após o almoço, sentávamos todos para ler um pouco. Minha imaginação voava solta com o Fantasma, o Super Homem, o Flash Gordon, o Mandrake, etc. Depois, vieram os clássicos, que li primeiramente através das histórias em quadrinhos: Vinte mil léguas submarinas, Robson Crusoé, Moby Dick, A ilha do tesouro, etc

Você me incentivou a gostar de cinema também. Todo sábado, através de uma 16mm,  víamos filmes variados e séries, claro que em preto e branco durante algum tempo... Era uma delícia; os amigos e primos vinham e a gente se divertia  bastante.

Você me ensinou a dirigir, começando por me colocar no colo e eu só no volante para adquirir um sentido de direção. Aos poucos, fui sentando no banco do motorista e arriscando as primeiras tentativas na estrada do Recreio dos Bandeirantes; naquela época, era só mar, areia e estrada... nenhuma casa...

Você me incentivou a gostar de música, tanto clássica quanto popular. A sua discoteca, com obras completas dos compositores, me atraía e passei boa parte da minha adolescência ouvindo Bach, Beethoven, Chopin, Mozart, Verdi, Wagner, Tchaikovsky, etc. Meus primeiros professores de inglês foram Billy Eckstine, Nat King Cole, Frank Sinatra; tirava as letras e cantava com pronúncia irrepreensível, mas, muitas vezes, não tinha ideia do que estava dizendo... A música  popular  brasileira tinha  seu lugar  também. Éramos um "conjunto":  você  na  gaita,  mamãe no piano,   tia Edy no  violão,  eu no  acordeom  e Ugo no  triângulo.


 


 


Aprendi a comer bem, beber e aproveitar a vida com você! Você sempre trazia umas "comidinhas" diferentes de uma  delicatesse  da cidade e também da confeitaria Colombo. Suas doses diárias de whisky, antes do jantar, acompanhadas de queijinhos fortes, patê de foie gras e torradinhas eram um manjar para mim e meu irmão. Com a desculpa de provar o queijinho, provávamos também o seu uísque. Então o álcool faz parte da minha vida desde então.


 


Você fumava bastante e sempre tinha uns cigarros importados, Lucky Strike, que eu roubei várias vezes. Comecei a fumar aos 16 anos, Hollywood sem filtro, achando que vocês não sabiam, mas é claro que faziam vista grossa, porque assim, eu não fumaria na frente de vocês, coisa que nunca consegui fazer nem depois de adulta e casada... Como parte essencial daquele tempo, eu era uma menina bem comportada!


 


Tenho muita saudade de você, pai. Acho que você ficaria bem contente em ver a família que formamos, eu e José Luiz. Filhas maravilhosas, independentes (como você me criou) e bem sucedidas profissionalmente; netos maravilhosos também, independentes e bem sucedidos tanto na profissão quanto na escola.


 


Essas coisas fundamentais que você me ensinou são parte integrante da minha vida e, volta e meia, quando estou fazendo algumas delas, lembro-me sempre de você.


 


 


 


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails